Radio Kiriri recebe Caravana Cultural da Secult/BA

A Rádio Kiriri recebeu a Caravana Sertão Baiano – IV Caravana Cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) no dia 26 de maio, segunda-feira.

O secretário estadual de cultura, Albino Rubim deu entrevista ao vivo na Rádio. O Cacique Marcelo Kiriri apresentou os projetos que a aldeia vem desenvolvendo, ressaltou a necessidade de manter a parceria com a Secretaria de Cultura para continuar as acoes de comunicação e cultura na aldeia. Rubim ainda pediu uma musica indigena que foi ao ar enquanto a caranava partia para novas comunidades.

Sérgio Melo, produtor do projeto Radio Kiriri, contou também que tudo começou como um projeto de inclusão digital na região em 2010 e que, com a ajuda de editais para a compra de instrumentos de trabalho e cursos de capacitação, se formou a Rádio Kiriri, que toca músicas indígenas, divulga as ações da tribo, promove entrevistas com membros antigos da aldeia, entre outros assuntos ligados à comunidade.

Além da Aldeia dos Kiriris e do Projeto Rádio Kiriri no Povoado de Mirandela (Banzaê), o roteiro de visitas incluiu a Comunidade Quilombola de Caboje (Cipó), à Cooperativa regional de Artesãs Fibras do Sertão (Valente) e ao Parque e ao Memorial de Canudos (Canudos), além de pontos de cultura e leitura espalhados pelos territórios.

O objetivo da expedição foi conhecer a realidade dos lugares e adequar as ações públicas às suas demandas.

“Esse diálogo intercultural é uma das diretrizes da Secretaria, portanto a Caravana funciona também como ferramenta para estabelecer contato com agentes e gestores culturais dos territórios de identidade, aproximando a população da política cultural do estado”, afirma o secretário estadual de Cultura da Bahia, Albino Rubim.

Para a rádio é importante que estes diagnósticos convertam-se em ações concretas na realidade local, em politicas publicas voltadas para a radiodifusão comunitária e livre.

Secretario de Cultura Albino Rubim em entrevista na Radio Kiriri

Secretario de Cultura Albino Rubim em entrevista na Radio Kiriri

A Rádio Kiriri conta com apoio financeiro da Secretaria de Cultura da Bahia e patrocínio do Banco do Nordeste, BNDES e Governo Federal.

Cacique Marcelo e Secretario de Cultura da Bahia, Albino Rubim na Radio Kiriri

Cacique Marcelo e Secretario de Cultura da Bahia, Albino Rubim na Radio Kirirl.

Anúncios