Kiriris celebram o Dia do Índio

20140419_092704

O Dia do índio foi instituído no Brasil pelo presidente Getúlio Vargas em 1943. A data, proposta em 1940 pelas lideranças que participaram do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México, surgiu como um momento de reflexão sobre os valores culturais dos povos indígenas e a importância da preservação e respeito a esses valores.

A data comemorativa logo ganhou as cores da contestação e com a mudança, o dia festivo transformou-se num dia de reflexão, de debates, de reafirmação de direitos. Foi esse o espírito que motivou a comemoração pela passagem dessa data tão importante na Aldeia Kiriri, localizada no município de Banzaê, região Norte da Bahia, no dia 19 de Abril de 2014, Dia do Índio!

Cerca de 300 pessoas entre índios e não-índios estiveram reunidas na aldeia para celebrar e refletir sobre a importância do índio na sociedade atual. Pesquisadores, cineastas, índios das aldeias que compõem o território Kiriri e pessoas de diversas cidades da região participaram de debates, exposições, feira de artesanato e apresentações culturais.

Ritual Kiriri

Ritual Kiriri

As atividades começaram bem cedo com uma alvorada de fogos. Logo depois, tiveram início as apresentações culturais,  os discursos das lideranças da Aldeia e dos convidados e uma apresentação das crianças da escola indígena. Ainda pela manhã, as lideranças reuniram-se com os convidados, os jovens e os demais presentes para falar sobre a história dos índios kiriris, as mudanças na sua maneira de viver desde a retomada dos território e da sua atual realidade de vida. Durante todo o dia, as pessoas puderam conhecer um  pouco do artesanato e da cerâmica Kiriri, exposta numa feira por artesãos das aldeias Mirandela, Pau-ferro, baixa da Cangaia e Barrocão.

As festividades só terminaram à noite com um grande toré, que reuniu os participantes numa grande celebração pela paz e pelas culturas tradicionais, reafirmando a importância da Preservação e Valorização da Cultura indígena como uma das matrizes de constituição do povo brasileiro.

Todas as atividades contaram com a cobertura da equipe do Projeto Rádio Kiriri. Nos próximos dias lançaremos um programa especial sobre o dia do índiona Aldeia Kiriri, com entrevistas, músicas, cultura, debates e muita informação. Até lá você pode conferir a galeria de fotos das oficinas, feira de artesanato e apresentações culturais clicando AQUI.

Ritual

Ritual

Radio Kiriri

Radio Kiriri

Anúncios